domingo, 31 de maio de 2015

"Pantaleão e as Visitadoras", de Mario Vargas Llosa

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.pt
Não escondo que sou fã da obra de Mario Vargas Llosa. Cada novo livro que dele leio (não necessariamente os mais recentes - o caso presente foi publicado há mais de quarenta anos) solidifica a convicção da qualidade da escrita e da imaginação romanesca de Llosa.
Na badana do exemplar lido fui informado que Pantaleão e as Visitadoras é um dos romances mais populares de Vargas Llosa. É compreensível: trata-se de um livro bastante acessível, tanto ao nível da linguagem como da densidade narrativa, e apelativo, pelo caráter humorístico e irónico da história (a organização, por parte do capitão Pantaleão Pantoja, de um serviço de prostitutas - eufemisticamente designadas "visitadoras" - dirigido aos militares das forças armadas peruanas da Amazónia, serviço esse que começa a crescer descontroladamente). Tenho para mim que este livro é tão convidativo como Tia Júlia e o Escrevedor e Travessuras da Menina Má.
Talvez o ponto mais original e curioso do livro (ou o ponto que mais me impressionou) seja o aspeto formal, uma vez que o romance constrói-se de diferentes estilos narrativos: há capítulos em que os diálogos intercalados dominam (capítulos onde várias personagens, situações e tempos de ação se misturam); outros erigidos de relatórios, isto é, escritos minuciosos em linguagem própria (impessoal) do funcionarismo administrativo (pese embora - e daí resulta um efeito cómico - os assuntos tratados: avaliação física de candidatas a visitadoras, considerações sobre depravações e fantasias sexuais, etc.); de quando em quando há exemplos de escrita epistolar, sendo que a linguagem (e a correção gramatical e ortográfica) se altera consoante os intervenientes; interessantes são também os capítulos em que Llosa mimetiza as linguagens próprias de um programa de rádio (de feições populares) e de um jornal (notícia, crónica, etc.).
Um belíssimo livro, em suma, fácil de recomendar, verdadeiramente saboroso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo. O seu comentário será publicado em breve.