terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

"Do Outro Lado do Canal", de Julian Barnes

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.pt
Após a relativamente recente leitura de O Ruído do Tempo, propus-me ler mais livros de Julian Barnes; este Do Outro Lado do Canal terá sido o primeiro gesto nesse sentido (para breve ficará Uma História do Mundo em Dez Capítulos e Meio).
Como o próprio nome sugere, o tal "outro lado do canal" (da Mancha) refere-se a França, esse país com quem Inglaterra ao longo da história manteve relações ora de rejeição/antagonismo (visível em múltiplas guerras), ora de fascínio (sobretudo cultural).
Nesta sua obra Barnes apresenta um conjunto de dez histórias curtas sobre essa relação, em vários momentos dos últimos três ou quatro séculos; o modo (desconfiado, defensivo, mas simultaneamente respeitador, admirador) como ingleses e franceses se olham, e as diferenças de caráter são exploradas com algum humor pelo autor. Há aqui, de certo modo, alguma relação com O Papagaio de Flaubert: também aí um inglês atravessa o canal para se dedicar aos seus estudos sobre Flaubert...
Embora Do Outro Lado do Canal não tenha sido um dos livros mais interessantes que li de Barnes, ainda assim li-o com agrado; as histórias presentes neste volume, para além de partilharem um mesmo tipo de humor subtil, são muito bem escritas e, a meu ver, cruzam bem a parte ficcional com a contextual. Como se trata de histórias curtas, a leitura acaba por ocorrer de forma leve, descontraída.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo. O seu comentário será publicado em breve.