quinta-feira, 10 de outubro de 2013

"História da Vida Privada em Portugal. A Idade Moderna", coordenado por Nuno Gonçalo Monteiro

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.pt
O segundo volume da coleção "História da Vida Privada em Portugal", dirigida pelo eminente historiador José Mattoso, é coordenado por Nuno Gonçalo Monteiro e foca a "vida privada" na Idade Moderna (nunca omitindo a dificuldade em distinguir o domínio privado do domínio público no passado - nem sempre o que hoje consideramos privado o foi no passado) . São abordados os principais espaços físicos e humanos da vida familiar, da sexualidade, da higiene, da convivialidade, da espiritualidade ou das práticas de escrita e de leitura.
Esta obra conta com textos de vários historiadores deste período, tais como Nuno Gonçalo Monteiro, António Manuel Hespanha, Joaquim Ramos de Carvalho, Isabel dos Guimarães Sá, Pedro Cardim, Mafalda Soares da Cunha, Fernanda Olival, entre outros.
Sendo esta uma obra coletiva, cada texto reflete as características (perspetivas, interesses e até modo de escrita) do(s) seu(s) autor(es), apresentando, assim, algumas variações; neste caso, porém, devo dizer que, de um modo geral, a obra é bastante equilibrada no que concerne tanto à estrutura como ao interesse de cada texto (mesmo que nem sempre a articulação entre textos seja perfeita, julgo que seria difícil conseguir fazê-lo melhor), pelo que a leitura deste livro se torna agradável tanto para os leitores já familiarizados com os temas históricos abordados como para os mais leigos.
É, pois, um livro que (tal como poderia dizer do primeiro volume da coleção, dedicado à Idade Média) considero muito recomendável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo. O seu comentário será publicado em breve.