segunda-feira, 1 de julho de 2013

"Pompeia. O dia-a-dia da mítica cidade romana", de Mary Beard

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.pt
Pompeia. É seguramente um local que me fascina há longo tempo e que, ainda que me pareça um pouco improvável, gostaria de visitar. Quando acidentalmente me deparo com documentários televisivos sobre essa cidade romana (que, no ano de 79, sofreu os efeitos da erupção do Vesúvio), não resisto a ver. Esta minha atração pelo tema levou-me, após apenas três anos de o ter lido, a reler o livro da historiadora Mary Beard, intitulado "Pompeia. O dia-a-dia da mítica cidade romana".
Tanto pelo tema, como pela linguagem acessível (o texto não é interrompido pelo aparato crítico, que, de uma forma comentada, é sistematizado na bibliografia), bem assim como pela interessante estrutura (em temas) e pelas múltiplas ilustrações (que muito ajudam o leitor a "viajar" pela cidade tratada), é um livro que me parece muitíssimo recomendável ao simples curioso - podemos considerá-lo uma sólida síntese, um guia, ou um texto de divulgação. Porém, a autora não descura a acuidade científica, interrogando muitas vezes conclusões precipitadas ou não bem fundamentadas, lançando e/ou relativizando hipóteses, desmistificando algumas ideias feitas sobre a vida quotidiana dos romanos (comparando os indícios arqueológicos de Pompeia com os de outros sítios e testemunhos estudados).
A autora guia de forma inteligente o leitor (remetendo para ilustrações e plantas) no desvendar do dia-a-dia dos habitantes de Pompeia; aspetos como o movimento e vida das ruas, a organização das habitações pompeianas, a arte, as atividades económicas, o governo da cidade, os prazeres e as formas de lazer, a prática religiosa são, de uma forma bastante agradável, focados nesta obra, que reputo de muito recomendável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo. O seu comentário será publicado em breve.