terça-feira, 19 de novembro de 2013

"Jogos da Noite", de Stig Dagerman

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.pt
Desaparecido aos 31 anos, Stig Dagerman deixou-nos uma obra bastante interessante, constituída por quatro romances (dos quais apenas ainda não li As sete pragas do Casamento), uma reportagem (Outono Alemão), peças teatrais, curtos textos ensaísticos e poemas.
Jogos da Noite é uma coletânea de contos de valor e interesse desigual. Pessoalmente, considero que dois textos se destacavam dos restantes: "Onde está a minha camisola islandesa?" (a história mais longa do livro, onde melhor se notam os dotes literários do autor) e "As memórias de uma criança" (texto de pendor autobiográfico, que relata a infância passada com os avós numa aldeia).
Persistentes neste conjunto de histórias são a infância (na maioria das história o protagonista é uma criança), a solidão e a desilusão; o consumo de álcool, a embriaguez ou mesmo o alcoolismo são igualmente recorrentes, ao ponto de um anterior leitor deste volume (requisitado na biblioteca local) ter escrito a lápis na página 100: «Pode dar-se que se bebe mais nos países nórdicos pelo frio?» (não pude deixar de sorrir ao ler este "pensamento" alheio).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo. O seu comentário será publicado em breve.