quarta-feira, 14 de outubro de 2015

"A Voz do Amor. 72 Haiku Cabalísticos / Love's Voice. 72 Kabbalistic Haiku", de Richard Zimler

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.PT
Julgo não ser muito comum um romancista lançar-se, quando a sua obra já conta com bastante títulos, na escrita e publicação poética (já o contrário não é tão me parece tão incomum). Foi, pois, com curiosidade que vi aparecer este livro bilingue de curtos poemas de Richard Zimler, autor de vários romances de cariz policial.
De acordo com as palavras introdutórias, Zimler apresenta estes 72 haiku (tantos como os nomes de Deus segundo a tradição cabalística) como um esforço de expressar o seu entendimento, resultante de alguns momentos de discernimento pessoal, sobre o significado da Cabala, não tendo qualquer pretensão de revelar uma sabedoria especial. Tal interesse pelo misticismo judeu, bem como pelo mundo sobrenatural, está, aliás, bem patente na sua obra romanesca. Assim, mais do que um livro de poesia, este curto volume será a exteriorização (honesta, sincera) de uma reflexão sobre - no fundo - o percurso interior, espiritual em busca de Deus (em certos momentos e passagens não consegui deixar de me lembrar de A Papoila e o Monge, de José Tolentino Mendonça - pesem embora as distância ao nível expressivo).
O leitor não judeu e não familiarizado com o ângulo de abordagem mas com alguma sensibilidade ainda assim encontrará - na minha opinião - alguns belos poemas, que conseguem conjugar a simplicidade com alguma (potencial) profundidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo. O seu comentário será publicado em breve.