terça-feira, 8 de abril de 2014

"Resumo - a poesia em 2013", de vários autores

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.pt
Resumo - a poesia em 2013 prossegue um feliz projeto, iniciado há já uns bons anos (o do ano passado foi referenciado neste blogue), de reunir num volume - posto à venda pontualmente no Dia Mundial da Poesia a um preço económico - alguns dos melhores poemas publicados no ano anterior. Desta vez, a antologia resulta das escolhas de José Alberto Oliveira, José Tolentino Mendonça, Luís Miguel Queirós e Manuel de Freitas.
O livro contém poemas de trinta e sete autores; em dois casos (A. M. Pires Cabral, José Tolentino Mendonça) tive oportunidade de ler integralmente os livros citados (e a impressão foi, relembre-se,  muito positiva em ambos os casos). Porém, nesta antologia há uma ausência gritante: Herberto Helder, que no ano passado lançou o seu Servidões tão unanimemente reverenciado; numa nota editorial pode ler-se que «o autor não autorizou» a republicação de alguns dos seus poemas nesta coletânea.
Como é compreensível houve poemas que gostei mais que outros (se tivesse que fazer algum destaque, não poderia deixar de assinalar os poemas de António Ramos Rosa, falecido no ano em questão); por outro lado, julgo que desta seleção não resultou nenhuma revelação especial - de um modo geral, já conhecia os poetas antologiados. Ainda assim, é um livro indispensável na minha biblioteca.
Esperarei, pois, que esta iniciativa poética continue por muitos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo. O seu comentário será publicado em breve.