terça-feira, 21 de maio de 2013

"Balada da Praia dos Cães", José Cardoso Pires

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.pt
Depois de "Alexandra Alpha", decidi reler a "Balada da Praia dos Cães", de José Cardoso Pires.
Porquê a releitura deste livro? Bem, julgo que, após ler um livro que tanto me agradou, o regresso à literatura daquele autor era inevitável. A escrita de Cardoso Pires é, neste livro, cheia de tiques e trejeitos linguísticos, rifões e tautologias de tasco, subentendidos - enfim, pauta-se por um humor muito próprio, tantas vezes mordaz, sardónico.
Também a construção da história deste romance (a investigação do assassínio de um militar que se havia evadido da cadeia, onde estivera preso por tentativa de golpe militar contra o regime salazarista) me parece original: a existência de duas linhas cronológicas paralelas (a do crime e a da investigação, na ótica do chefe de brigada da Polícia Judiciária, Elias Santana), o que se traduz num gradual esclarecimento do trama (inicialmente de contornos difusos, o crime vai-se iluminando). Esta duplicidade cronológica existe igualmente em "O Delfim".
Cardoso Pires tem, na minha opinião, alguns dos seus livros entre os mais interessantes da literatura nacional; "Balada da Praia dos Cães" é, seguramente, um desses livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo. O seu comentário será publicado em breve.