sábado, 30 de março de 2013

"Nenhum Caminho será Longo. Para uma teologia da amizade", de José Tolentino Mendonça

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.pt
Se na minha biblioteca são raros os livros relacionados com religião, tal se deve ao facto de não ser assunto do meu particular interesse. Porém, o livro Nenhum Caminho será Longo. Para uma teologia da amizade, de José Tolentino Mendonça, não é exatamente um ensaio religioso - ou, melhor, não é apenas um ensaio sobre religião.
José Tolentino Mendonça, que além de religioso é um poeta (e intelectual) que muito aprecio, neste seu livro - escrito com a simplicidade e delicadeza que o caracterizam - trata da amizade, mostrando que por ela poderá passar a relação de cada pessoa com Deus. Não se julgue, no entanto, que esta obra se dirige apenas a cristãos: há na escrita deste autor um humanismo que se alicerça não só na tradição cristã, mas igualmente no universo literário e na cultural universal (considere-se que nas primeiras páginas somos recebidos com um provérbio japonês, de onde aliás é retirado o título do livro: «Ao lado do teu amigo, nenhum caminho será longo»); por isto, e pelo interesse do próprio tema, julgo que o autor consegue falar a quem não se interesse especificamente por religião (ou apenas, como será o meu caso, se interesse apenas numa perspetiva cultural), ou a quem não seja cristão.
Em síntese, uma obra de leitura muito agradável, que convida ao silêncio, à reflexão, e, talvez, em última análise, a uma vida mais livre do que é acessório.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo. O seu comentário será publicado em breve.