quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

"Crónica do Rei Pasmado", de Gonzalo Torrente Ballester

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.pt
Reler esta Crónica do Rei Pasmado constitui sempre um imenso prazer. A escrita de Torrente Ballester é deliciosa, o seu humor subtil, inteligente e, julgo, suficientemente escorreita (mas longe, muito longe, de ser plana) para conseguir agradar a vários tipos de leitores (este será mesmo um dos livros mais lidos do autor, tendo sido um bestseller do seu tempo e sendo mesmo adaptado ao cinema por Imanol Uribe.
Tal como em Don Juan, o autor transporta o leitor para o "Siglo de Oro", época não só de fulgor artístico e cultural (pense-se nas obras de Cervantes, Quevedo, Lope de Veja, Calderón, no Lazarilho de Tormes, mas também em Velázquez, El Greco, etc.), como de rigorismo religioso (vivia-se, na Europa Católica, a Contrarreforma, que teve na Inquisição um dos seus mais visíveis instrumentos). Porém, Crónica do Rei Pasmado não será exatamente um romance histórico (assim, embora se baseie em D. Filipe IV de Espanha e no seu ministro Conde de Olivares, nunca estes são nomeados, tornando o livro mais livre e permitindo leituras menos presas ao passado - isto apesar de considerar que, de um modo geral, o autor ser historicamente rigoroso, mesmo quando visita o patético).
Torrente Ballester aproveita precisamente esse contexto para construir uma história mirabolante (com alguns toques de fantástico): o jovem monarca de Espanha, tendo frequentado a mais cara prostituta da cidade e ficando fascinado com a sua nudez, insiste em ver a rainha nua... Este seu desejo gerará uma reação exacerbada de certos setores do clero, que pretendem que o comportamento moral e sexual do rei está afeto aos destinos do reino. Nesta obra joga-se assim com a fronteira entre domínio público e domínio privado (o conceito de intimidade é bem mais recente do que se possa imaginar - tenha-se em conta, por exemplo, que durante a confissão o cristão poderia ser convocado a expor os detalhes da sua sexualidade; a este propósito, leia-se História da Vida Privada em Portugal. A Idade Moderna).
Como já acima escrevi, gosto da escrita deste autor espanhol pela sua inteligência e pela homenagem que faz à literatura e ao humor picaresco. É, em suma, um livro que tenho facilidade em recomendar.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

(2015: balanço de um ano de leituras)

Dos livros que li no ano que está prestes a encerrar, há alguns que merecem um especial destaque. São eles:
No que se refere a releituras, não posso deixar de destacar Bartleby, o Escrivão, de Herman Melville; Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Aprender a Rezar na Era da Técnica, de Gonçalo M. Tavares; e Estranho Estrangeiro. Uma biografia de Fernando Pessoa, de Robert Bréchon.
Se, em rigor, a homeriana Odisseia também se trata de uma releitura, o facto de ter lido esta obra numa nova e fabulosa tradução de Frederico Lourenço faz com a tome como uma nova leitura - e uma das mais empolgantes do ano. A par desta destaco, como facilmente se entende, a Ilíada, traduzida pelo mesmo tradutor.
No campo das descobertas de livros/autores, aponto dois: Dora Bruder, de Patrick Modiano, e Os Detetives Selvagens, de Roberto Bolaño (este com a vantagem de me ter apresentado um autor bem ao meu gosto).
Fugindo ao romanesco, destaco três livros: Império. Como a Grã-Bretanha construiu o Mundo Moderno, de Niall Ferguson; Porquê Ler os Clássicos?, de Italo Calvino; e A História do Corpo Humano. Evolução, saúde e doença, de Daniel E. Lieberman.
Não posso, porém, deixar de assinalar que muito prazer me deram as obras de Elias Canetti, Vargas Llosa, Saul Bellow, Dostoievski, Baudelaire, Vila-Matas ou Knut Hamsun.

domingo, 27 de dezembro de 2015

"O Barril Mágico", de Bernard Malamud

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.PT
A leitura deste O Barril Mágico aconteceu casualmente, como muitas vezes acontece: foi-me recomendado e emprestado, com a promessa de, no caso de agradar, me ser facultado outro volume de contos do mesmo autor - e, em verdade vos digo, realmente agradou. Malamud era um autor que conhecia somente de nome, nunca me havendo cruzado com nenhuma das suas obras (salvo erro, até há poucos anos não abundavam traduções deste autor).
Nesta coletânea de contos, Malamud incide o seu olhar sobre o homem comum, de origens humildes,  não muito bem sucedido na vida e de origem judaica. O autor serve-se de motivos aparentemente modestos para construir uma história com características dramáticas (e, em alguns casos, algo patéticas): as pequenas ambições, as pequenas injustiças, as pequenas frustrações, as pequenas desgraças, o pequeno furto, a pequena dívida que se não salda, o pequeno prestígio na comunidade local, etc.
De certo modo, a (pequena) escala dos problemas subjacentes aos seus contos conferem à escrita de Malamud uma dimensão humanista: se é certo que cada drama relatado é, visto de fora, praticamente insignificante, à escala do indivíduo este pode tomar enormes proporções.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

"Mistérios", de Knut Hamsun


Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.PT
(o último livro que me emprestaste, pai)

Nos últimos anos tem vindo a ser publicada a obra do norueguês - laureado com o Prémio Nobel da Literatura - Knut Hamsun. A crítica, de um modo geral, tem sido favoravelmente unânime na redescoberta de tal autor; a esse consenso, apesar de apenas ter agora entrado na obra deste autor, posso agora juntar a minha insignificante voz.
Mistérios, um livro bastante inquietante e desconcertante, centra-se na figura de Johan Nagel, cuja excentricidade é logo exposta pelo narrador na primeira página. Tendo desembarcado aparentemente sem nenhuma especial motivação numa pequena povoação, rapidamente a sua conduta será notada pela sociedade local. Em traços largos pode dizer-se que Nagel é um personagem estranho, ambíguo, eventualmente incoerente, ora sendo falso, ardiloso, dissimulado, cínico, ora tendo arrebatamentos da mais visceral - e talvez reprovável - honestidade (junto de Dagny expõe sem pudor a sua malícia e dissimulação, procurando intencionalmente choca-la com as suas mentiras e perfídias - sem, contudo, procurar justificar as suas ações).
A exploração do universo psicológico do protagonista é, a meu ver, um dos pontos fortes desta obra. O autor expõe de forma exímia as contradições, as angústias e os instintos mais sombrios do Homem, e simultaneamente debruça-se sobre os contornos da sociabilidade burguesa de finais do século XIX.
Futuramente procurarei ler Fome, considerada a obra maior de Hamsun.

domingo, 13 de dezembro de 2015

"A Genealogia da Moral", de Friedrich Nietzsche

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.PT
Não sendo eu um leitor muito frequente de filosofia, até por me sentir um tanto impreparado para certas leituras, senti-me desafiado a abordar A Genealogia da Moral, de Nietzsche, ao ler Os Detetives Selvagens, de Roberto Bolaño.
Nietzsche é, para mim, um pensador algo sombrio por ser excessivamente alegórico (penso, por exemplo, na confusão que senti ao ler Assim falou Zaratustra nos finais da adolescência) e pouco ou nada sistematizador. Neste A Genealogia da Moral, em que o autor procura criticar as bases da moralidade cristã vigente no Ocidente (vista como uma moral de fracos, sinónimo de decrepitude, de covardia, de acomodação, de pouca elevação - e assim opressora dos fortes, dos nobres, por lhes embaraçar a livre expressão dos seus instintos, ainda que irracionais ou violentos), encontrei sobretudo uma retórica combativa (ou talvez até um pouco destrutiva), sustentada em convicções nem sempre muito bem fundamentadas (assume, por exemplo, certos conceitos como válidos sem os discutir).
Nessa sua crítica à moral de matriz cristã (moral dos humilhados e fracos), Nietzsche rejeita o altruísmo, a compaixão, a abnegação, o sentimentalismo, a mansidão, a sobrevalorização do "bem", o ditadura da má consciência (do medo do pecado, do remorso); a esta antepõe uma "moral aristocrática" (dos poderosos, dos senhores), que atua com valentia, superioridade e indiferença face aos mais pequenos, com a alegria da destruição, com o prazer da vitória, do domínio e da crueldade. A cultura é mesmo apontada como um retrocesso, na medida em que domestica o Homem, tornando-o manso e fazendo-o reprimir os seus instintos animais - daí, postula Nietzsche, deriva a debilidade ou crise do homem ultracivilizado ocidental. No terceiro ensaio desta obra acaba por defender - utilizando uma terminologia com ligações à biologia (fazendo lembrar o que mais tarde os nazis farão) - o "direito" dos fortes em se "defenderem" (sem compaixão ou sentimentos de culpa, uma vez que são eles o garante da perpetuação humana) dos fracos... Ao ler esta obra, como facilmente se compreende, dei por mim várias vezes a pensar que as palavras do autor facilmente se prestam a interpretações dúbias, inclusivamente as que instrumentalmente defenderam os apoiantes do nazismo.
Por escrúpulos intelectuais não farei mais apreciações sobre o que li - exporia certamente as fragilidades e a superficialidade das minhas interpretações. Mas sempre posso dizer que esta não foi uma leitura especialmente proveitosa ou agradável. O tom sobranceiro, violento, intenso de Nietzsche, associado a uma lógica nem sempre congruente, a juízos históricos apressados e a uma fundamentação em muitos momentos frágil, simplesmente não me agradaram.