domingo, 27 de dezembro de 2015

"O Barril Mágico", de Bernard Malamud

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.PT
A leitura deste O Barril Mágico aconteceu casualmente, como muitas vezes acontece: foi-me recomendado e emprestado, com a promessa de, no caso de agradar, me ser facultado outro volume de contos do mesmo autor - e, em verdade vos digo, realmente agradou. Malamud era um autor que conhecia somente de nome, nunca me havendo cruzado com nenhuma das suas obras (salvo erro, até há poucos anos não abundavam traduções deste autor).
Nesta coletânea de contos, Malamud incide o seu olhar sobre o homem comum, de origens humildes,  não muito bem sucedido na vida e de origem judaica. O autor serve-se de motivos aparentemente modestos para construir uma história com características dramáticas (e, em alguns casos, algo patéticas): as pequenas ambições, as pequenas injustiças, as pequenas frustrações, as pequenas desgraças, o pequeno furto, a pequena dívida que se não salda, o pequeno prestígio na comunidade local, etc.
De certo modo, a (pequena) escala dos problemas subjacentes aos seus contos conferem à escrita de Malamud uma dimensão humanista: se é certo que cada drama relatado é, visto de fora, praticamente insignificante, à escala do indivíduo este pode tomar enormes proporções.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo. O seu comentário será publicado em breve.