sábado, 4 de julho de 2015

"A Aldeia de Stepantchikovo e os seus Habitantes", de Fedor Dostoievski

 
Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.pt
Mais do que uma vez tenho escrito que Dostoievski é um dos meus autores de referência. Nos meus anos de formação como leitor, passadas as leituras próprias da adolescência e primeira juventude, Dostoievski foi um autor basilar - um daqueles que, pelo seu génio, abriu portas e, consequentemente, deixou profundas marcas. Nestes últimos anos tenho regressado às suas obras (talvez não seja totalmente correto falar em regresso, porque na verdade nunca me distanciei - apenas espacei mais as leituras), repisando desde as suas obras-primas até às suas obras menores.
A Aldeia de Stepantchikovo e os seus Habitantes, não sendo um das suas obras mais marcantes, também não será das suas obras de menor interesse. Julgo que este romance mostra-nos de uma forma aberta a faceta humorística do autor, sendo que o seu humor encerra tonalidades patéticas ou mesmo absurdas. De certa maneira, pesem embora as diferenças, há n'A Aldeia qualquer coisa de gogoliano, combinado com o poder dostoievskiano em montar boas histórias.
No centro do enredo temos Fomá Fomitch, personagem com um vasto conjunto de aspetos negativos. Lacaio subserviente (e humilhado) de um general, Fomá havia-se convertido, após a morte do militar, num figura despótica (insuportavelmente arrogante, manipulador, chantagista, maldoso, caprichoso, birrento) junto da viúva e do seu filho - o bondoso, delicado e fraco Egor Rosstaniov, proprietário de Stepantchikovo e anfitrião de Fomá. O narrador, sobrinho de Egor, relata-nos as violências, exigências e caprichos de Fomá Fomitch, arranjando uma explicação psicológica para o seu comportamento (o ressentimento por ter sido bobo do general degenerara numa índole vingativa e tirânica). Em toda a ação bem como na caracterização dos vários personagens impera um certo exagero (ou, como acima referi, patético), que traz sumo a esta espécie de farsa ocorrida em apenas dois dias.
Marcada pela abundância de diálogos, este é um livro bastante acessível do autor. Ainda assim, julgo que é muito recomendável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo. O seu comentário será publicado em breve.