terça-feira, 15 de abril de 2014

"O Crime de Lorde Arthur Savile", de Oscar Wilde

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.pt
O Crime de Lorde Arthur Savile é uma novela que se lê com bastante agrado. Nesta curta história, Oscar Wilde, fazendo uso de uma linguagem cuidada e rica, brinca com os conceitos de destino e de livre arbítrio.
Quando numa festa da alta sociedade Lorde Arthur Savile toma conhecimento da presença de um quiromante, procura satisfazer a sua curiosidade conhecendo o que o futuro lhe reserva. Porém, ao ler-lhe a mão, o quiromante não consegue dissimular o seu nervosismo e constrangimento: há um ato homicida no caminho de Lorde Savile! O que se segue, após um justificado período de choque, é inesperado: o protagonista, após adiar o seu casamento, decide tomar o destino nas suas mãos e acelerar a fatalidade inevitável... e planeia matar uma prima em segundo grau (!). Mas, apesar dos seus preparativos para a envenenar, esta acaba por defraudar-lhe os planos falecendo naturalmente... Para sua frustração, também uma segunda tentativa de adiantar-se à fatalidade falha... O mérito de Oscar Wilde quanto a mim está, sobretudo, em dois pontos: no modo inesperado como fecha a novela e, complementarmente, na maneira como permite ao leitor fazer duas interpretações. 
O livro inclui ainda um curto conto intitulado "A Esfinge sem Segredo" que, apesar do seu menor interesse, também se lê bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo. O seu comentário será publicado em breve.